quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O resultado das notas de língua inglesa dos alunos do ensino médio do CSFX

Ao final de mais uma avaliação (4ª) fiquei me questionando a respeito do desempenho, ou a falta dele, dos meus alunos, mais uma vez pude constatar juntamente com meus amigos de profissão que a maioria não se dedicou como deveria para conseguir o êxito almejado por nós, professores, pois muitos alunos demonstram total descompromentimento com sua aprendizagem, afinal eles exibem uma nota vermelha ou uma considerada baixa como se fosse um troféu conquistado por eles. Por que será que isso acontece?
 Será que eles não percebem a importãncia que os estudos têm em nossas vidas, pois muitas vezes é através da educação que conseguimos mudar nossa condição social e das pessoas que nos cercam?! Está cada vez mais comum a noção de que os alunos só devem estudar para a prova na véspera da mesma? E quando isso acontece, muitos deles gastam um grande tempo preparando a "cola" ao invés de tentar compreender o assunto abordado. Infelizmente eles não percebem que se dedicassem um pouco de tempo diário aos estudos não precisariam ficar até tarde da noite correndo atrás do prejuízo ou pagando aulas particulares para suprir suas carências?
Então gostaria que vocês, meus alunos, parassem e repensassem as atitudes tomadas por vocês em relação a sua educação. Pois aquilo que aprendemos de verdade levamos conosco para o resto de nossas vidas, mas aquilo que decoramos para fazer uma prova ou teste logo em seguida é descartado por nosso cérebro, pois para ele, aquelas infromações são úteis somente para aquele momento. E o conhecimento é acumulativo. Portanto, gostaria de vê-los com outras atitudes em relação ao aprendizado de vocês, aproveitem bastante este período de férias e ano novo, posturas novas!
Sucesso e um grande abraço

2 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo post e gostaria de lhe dizer para que não se culpe pela fracasso de seus alunos, tenho certeza que você tenta fazer seu melhor, mas eles precisam ter consciência da importância da educação, ajude-os a ter essa consciência.

    ResponderExcluir
  2. Ok Rafaela, obrigado, pode deixar que essa consciência eu sempre tento despertar neles

    ResponderExcluir